Secretárias da Saúde adotam medidas para evitar o coronavírus

AMCSERRA anuncia medidas para evitar a proliferação do novo coronavírus
23 de março de 2020
Prefeitos da AMCSERRA decidem fechar comércio por 15 dias
24 de março de 2020

Secretárias da Saúde adotam medidas para evitar o coronavírus

Slide thumbnail
Slide thumbnail
Slide thumbnail
Slide thumbnail
Slide thumbnail

Entre outras medidas, os secretários anunciaram que estão suspensos todos os encontros de grupos de pacientes, como gestantes e de saúde mental.

Os secretários da Saúde do Centro Serra e profissionais da área concederam entrevista coletiva, na manhã desta terça-feira (17), para anunciar as medidas de prevenção ao covid-19. O encontro foi na sala de reuniões da prefeitura de Sobradinho. Entre outras medidas, os secretários anunciaram que estão suspensos todos os encontros de grupos de pacientes, como gestantes e de saúde mental. O objetivo é evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, pediram que a população só busque atendimento nos postos de saúde ou no Pronto Atendimento em casos de emergência.

Pessoas que voltam de viagens para fora do país ou do Estado, devem ficar em isolamento domiciliar. Em caso de sintomas de resfriado ou gripe, a orientação é ficar em casa e procurar atendimento apenas quando os sintomas de agravarem, como dificuldade de respiração. O médico Mauro Gimenez Olazar, presente na coletiva, garantiu que não há casos suspeitos na região, até o momento. Quanto a um áudio que circulou pelas redes sociais em que o médico afirma que haveria uma suspeita em Sobradinho e outra em Arroio do Tigre, ele disse que apenas fez a gravação para impressionar pessoas de sua família que ainda não estavam acreditando na gravidade da situação. A mensagem teria vazado do grupo familiar. Ele afirmou que caso houvesse um caso suspeito, isso seria comunicado pelos gestores da saúde.

Na coletiva, foi confirmada a suspensão das aulas nas escolas municipais de todos os municípios da região a partir de quinta-feira. Participaram da entrevista coletiva os secretários municipais da saúde de Sobradinho, Segredo, Ibarama, Passa Sete, Lagoa Bonita do Sul e Estrela Velha, além das enfermeiras que respondem pelas unidades de saúde destes municípios. As rádios Sobradinho AM e Jacuí FM transmitiram a coletiva ao vivo.

As medidas detalhadas na entrevista coletiva seguem as determinações adotadas ontem pelos prefeitos da AMCSERRA. Reunidos em Arroio do Tigre, eles adotaram uma série de medidas para evitar o Coronavírus. Entre elas, o cancelamento das aulas nas Escolas Municipais e Particulares de Ensino Médio, Fundamental e Infantil por 15 dias, seguindo orientação do Estado. Suspensão de encontros e confraternizações dos grupos da melhor idade, bem como, bailes, festas, festivais, promoções e eventos esportivos e aglomerações de pessoas por 30 dias.

No Fórum da Comarca de Sobradinho os prazos processuais foram suspensos, assim como todas as audiências. O expediente será das 12 às 19 horas. Somente podem ingressar no prédio advogados, membros da defensoria pública e ministério público. Estas medidas são de ordem estadual e tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogadas. No Cartório Eleitoral de Sobradinho o atendimento presencial está suspenso até o dia 31 de março, também devido a pandemia do Covid-19. Com isso, o atendimento em regime de plantão será das 12h às 19 horas via telefone.

A Defensoria Pública suspende os atendimentos pelo prazo de 30 dias, exceto casos urgentes, relacionados à risco de vida, saúde, liberdade ou que possam implicar na perda de direitos. Os atendimentos até 17 de abril, serão apenas por telefone. A Defensoria Pública de Sobradinho atende pelo 51-3742-3466… do meio dia até às 19 horas. A coordenadora do Polo de Educação a Distância, Scheila Secretti, comunica que a Jornada Acadêmica do Polo está suspensa. A decisão foi tomada devido às medidas cautelares em prevenção a disseminação do Covid-19, o Coronavírus. Será planejado e divulgado novo período de inscrições e o calendário de realização da Jornada Acadêmica.

Em Arroio do Tigre além da suspensão das aulas nas escolas estaduais e no Colégio Sagrado Coração de Jesus a partir de quinta-feira, os Piscicultores e Feirantes estiveram reunidos ontem à tarde para tratar da venda do peixe na semana Santa. Focou definido que haverá apenas a venda do peixe nos dias 7, 8 e 9 de abril, na praça Deputado Ivo Mainardi. O restante da programação da 14ª FESTICARP está cancelada.

Fonte: https://www.radiosobradinho.com.br/ler-noticia/837owg/secretarias-da-saude-adotam-medidas-para-evitar-o-coronavirus.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =