Prefeitos do Centro Serra participam da mobilização municipalista

Prefeitos da AMCSERRA participaram de audiência em Porto Alegre
11 de setembro de 2019
AMCSERRA tem nova diretoria
20 de janeiro de 2020

Prefeitos do Centro Serra participam da mobilização municipalista

Entre os assuntos da pauta está a PEC proposta pelo presidente Jair Bolsonaro que prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.

Promovida pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e pela Confederação Nacional dos Municípios, a mobilização municipalista está em andamento em Porto Alegre com a participação de prefeitos da Associação dos Municípios do Centro Serra.

Em pauta, um pacto federativo mais justo; a falta de acesso asfáltico para diversos municípios do Estado; repasses das verbas da saúde aos municípios; relações com o Ministério Público e Tribunal de Contas, e a PEC proposta pelo presidente Jair Bolsonaro que prevê a extinção de municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total.

Se o projeto se tornar realidade, municípios do Centro Serra poderão ser extintos, como Lagoa Bonita, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama e Tunas. Em todo o Rio Grande do Sul, são 231 municípios com população inferior a cinco mil habitantes. Dessa parcela, 226 têm receita própria menor do que 10% do total. O processo vai tramitar no Senado e os prefeitos foram convocados para que se façam presentes em Brasília no dia 3 de dezembro.

Na oportunidade, também será discutida a venda de outros poços de pré-sal que não foram comercializados na primeira leva e que, nesta segunda etapa, serão comercializados e divididos integralmente com municípios, Estado e União. Nesta terça-feira (26) ocorrem painéis sobre as reformas tributária e previdenciária, sobre fechamento de contas dos municípios e vedações eleitorais. O encontro encerra por volta das 17 horas, culminando com a carta ao governador, contendo as reivindicações municipalistas.

Fonte: https://www.radiosobradinho.com.br/ler-noticia/nmy9e1/prefeitos-do-centro-serra-participam-da-mobilizacao-municipalista.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + um =