Prefeitos enfrentam dificuldades para legalizar veículos doados pela Receita Federal

Valdir Andres destaca conquistas do movimento municipalista
29 de novembro de 2018
Presidente da AMCSERRA participa de Assembleia Geral da FAMURS
29 de novembro de 2018

Prefeitos enfrentam dificuldades para legalizar veículos doados pela Receita Federal

Buscar formas de possibilitar a legalização de veículos recebidos por meio de doações da Receita Federal do Brasil (RFB). Esse foi o objetivo de visita feita pelo presidente da Associação dos Municípios do Centro Serra (AMCSERRA), Reges Antonio Scapin, à Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta quarta-feira, 27 de agosto.

A entidade integra 13 Municípios da Região. São, ao todo, 67 veículos nessa situação. Scapin, que é também prefeito de Estrela Velha (RS), destaca que o Município recebeu cinco veículos em 2005 e outros sete em 2012. Destes, apenas dois foram legalizados. Os demais se encontram armazenados no pátio da prefeitura. “O problema é que os veículos ficam impedidos de circular e vão se deteriorando”, lamentou o gestor.

“Recebemos veículos com emplacamento de vários Estados, como São Paulo, Santa Catarina, e até mesmo do Paraguai. Nós já tentamos resolver essa questão entrando em contato com o Detran [Departamento de Trânsito] do Rio Grande do Sul e de outros Estados, com a Receita Federal, e também entramos com ações judiciais, mas não obtivemos sucesso”, explicou Scapin.

Entre os problemas citados pelo assessor jurídico do Município, João Carlos Jank, destacam-se pendências relativas a multas e à falta de pagamento de tributos como o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Além disso, há implicações legais que não permitem que os veículos sejam incorporados ao patrimônio da prefeitura.

“O problema é que os veículos estão sob a responsabilidade da prefeitura. Então, apesar de a lei estabelecer que essa doação deva ocorrer sem ônus, os Municípios têm arcado com muitos custos relativos à legalização. A Receita Federal destaca que segue a Lei. Acredito que a forma de doação de bens deveria ser mais bem detalhada. Deveria ocorrer uma revisão da rotina atual”, apontou o advogado.

Scapin destacou, ainda, o fato de os gestores estarem no meio do mandato sem ainda conseguirem visualizar uma solução para a situação. “Uma das preocupações também é que o tempo vai passando e não conseguimos resolver. Faltam dois anos para encerrarmos o mandato. Recebemos esse veículo sob nossa responsabilidade, e vamos de repente passar esse ônus para o próximo prefeito. Não considero certo passar essa responsabilidade para outro prefeito”, ressaltou.

De acordo com eles, a realidade não está restrita aos Municípios. Essa mesma situação é enfrentada por hospitais e pelo próprio Detran do Rio Grande do Sul. “Eles demoraram um ano para conseguir a legalização de veículo doado pela Receita”, disse Jank.

Em busca de soluções
Ainda nesta quarta-feira, os gestores vão se reunir com representante da Subsecretaria de Assuntos Federativos (SAF) para expor a situação e buscar saídas para o problema. Os gestores também devem dialogar com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Fonte:

Clique aqui para acessar a notícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × quatro =