Ficou definido o encaminhamento de um documento para o Governador do Estado, para o presidente da Assembleia Legislativa e para o secretário de Segurança, solicitando intervenção de todos para reverter a situação.
A Associação dos Municípios do Centro Serra – Amcserra – reuniu os prefeitos dos municípios associados em Assembleia Geral Ordinária, na tarde da última sexta-feira (09), no município de Tunas. Na oportunidade, houve prestação de contas do exercício 2023, e eleição da nova diretoria para o ano de 2024. O presidente eleito, é o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello. Ele recebeu o cargo do prefeito de Estrela Velha, Alexsander Castilhos. O 1º vice-presidente eleito é Cirano de Camargo, prefeito de Lagoão, e o 2º vice-presidente – Ronaldo de Moraes, prefeito de Salto do Jacuí. O secretário é Valdir Rodrigues – prefeito de Segredo, e o tesoureiro: Edson Lawall – prefeito de Cerro Branco.
Os prefeitos trataram também da extinção da 5ª Companhia da Brigada Militar, com sede em Sobradinho. Todos ficaram surpresos com o comunicado, emitido pelo Comando Geral da Brigada Militar, rebaixando a 5ª Companhia da Brigada Militar do Centro Serra para um Pelotão da 4ª Companhia sediada em Candelária. Após amplo debate e manifestação de todos os prefeitos, ficou definido o encaminhamento de um documento para o Governador do Estado, bem como para o Vice-governador, para o presidente da Assembleia Legislativa e para o secretário de Segurança, manifestando descontentamento da Amcserra com situação, e solicitando intervenção de todos para reverter a situação.
A Associação dos Municípios do Centro Serra está tentando também uma audiência com o secretário estadual da Segurança para debater o assunto. O presidente eleito da Amcserra, Marciano Ravanello, está em Porto Alegre nesta quarta-feira (14), e tentará contatos com os responsáveis. OspPrefeitos ressaltam o bom relacionamento entre o Poder Público e as forças de segurança regional, e irão em busca da reversão da medida adotada pelo Comando da Brigada Militar, a fim de que Sobradinho e a região Centro Serra voltem a sediar a 5ª Companhia, pois se trata de um modelo estrutural que estava obtendo resultados positivos.