Prefeitos defendem a implementação, com urgência, do programa Avançar na Agropecuária para enfrentar a seca

Três municípios da região são contemplados no Programa Pavimenta RS
21 de dezembro de 2021
Todas as regiões Covid recebem Avisos pela segunda semana consecutiva
18 de janeiro de 2022

Prefeitos defendem a implementação, com urgência, do programa Avançar na Agropecuária para enfrentar a seca

Estão previstos no programa mais de 275 milhões de reais para destinação aos municípios até o final do ano

A implementação, com urgência, do programa Avançar na Agropecuária, é a principal medida defendida pelos prefeitos gaúchos para o enfrentamento da seca que assola o Rio Grande do Sul. Foi o que disse o prefeito de Arroio do Tigre, Marciano Ravanello, que na condição de vice-presidente da AMCSERRA, participou da reunião da FAMURS que tratou do assunto nesta segunda-feira (10), em Porto Alegre. Falando nesta terça-feira (11) ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, ele explicou que desta forma seria possível agilizar a abertura de açudes, bebedouros e poços artesianos, diretamente pelos municípios, através dos repasses de recursos do governo do Estado.

Estão previstos no programa mais de 275 milhões de reais para destinação aos municípios até o final do ano. Ravanello destacou que o pedido dos prefeitos é que a liberação seja antecipada para amenizar a situação do meio rural. Em Arroio do Tigre, 40 mil litros, em média, estão sendo levados diariamente para famílias do interior do município, a fim de garantir o abastecimento humano e dos animais. Outras medidas defendidas pelos prefeitos, segundo Marciano Ravanello, são: aquisição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade; prioridade e agilidade no licenciamento para a abertura de açudes, e isenção do ICMS para a importação de milho por pessoas físicas, entre outras. Ravanello avalia que mesmo que estas medidas, como a abertura de novos poços, surtam efeito apenas no médio prazo, é necessário implementá-las pensando em futuras novas estiagens.

Para o governo Federal, segundo o prefeito de Arroio do Tigre, também foi encaminhada uma lista de reivindicações, como a ampliação de prazos de financiamentos e descontos para a liquidação de dívidas do setor primário. Marciano Ravanello anunciou ainda que pretende implantar em Arroio do Tigre um programa próprio de incentivo para a instalação de cisternas com cerca de 50% de subsídio por parte da prefeitura. Ele acrescentou que é necessário aproveitar as estruturas como galpões e varandas, nas propriedades rurais para a captação da água da chuva. Para isso, defende que os municípios entrem com um parte dos recursos necessários para a instalação do sistema.

O presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Brito também participou da reunião da FAMURS. Ele defendeu ser necessária a liberação urente dos recursos do programa Avançar na Agricultura, e para isso, segundo ele, há a necessidade de serem aprovados os decretos de situação de emergências dos municípios, a fim de que os prefeitos possam acessar os recursos e atender as necessidades decorrentes da estiagem. De outra parte, o parlamentar defendeu que seja apresentada uma pauta única a ser entregue à Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que estará nesta quarta-feira (12|), no Rio Grande do Sul.

Fonte: https://www.radiosobradinho.com.br/prefeitos-defendem-a-implementacao-com-urgencia-do-programa-avancar-na-agropecuaria-para-enfrentar-a-seca/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − 16 =