Municípios do Centro-Serra flexibilizam medidas de prevenção à Covid-19

Região 27 vai adotar novas flexibilizações nas restrições da pandemia
19 de julho de 2021
Secretária Estadual da Saúde confirma regionalização de partos em Sobradinho e Arroio do Tigre
13 de setembro de 2021

Municípios do Centro-Serra flexibilizam medidas de prevenção à Covid-19

Entre elas, ampliação dos horários de funcionamento dos restaurantes, academias, distribuidoras de bebidas e conveniências

Foto: Fabrício Ceolin/Rádio Sobradinho AM

Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios do Centro Serra decidiram flexibilizar vários pontos das medidas de prevenção a pandemia do coronavírus. Entre elas, ampliação dos horários de funcionamento dos restaurantes que agora poderão receber público até às 23 horas, e encerrar as atividades à meia-noite. Também será permitido música ao vivo com volume que permita os clientes conversar entre si. As academias de ginástica poderão estender o atendimento até às 22 horas.

Eventos, como festas de aniversário, casamento e formatura passam a ser autorizados até à meia-noite com 60% do total de público previsto no PPCI do local da festa. No entanto, não será permitido o uso de pista de dança. Os salões comunitários poderão voltar a abrir para encontros e jogos, porém não estão autorizadas as festas comunitárias, a não ser no formato de pegue e leve. Para missas, cultos e serviços religiosos será permitida lotação máxima de 60% da capacidade do local, conforme PPCI.

As distribuidoras de bebidas poderão atender de forma presencial das 8h às 23h. Após, será permitida a tele-entrega, e segue proibido o consumo de bebidas e alimentos no local. As lojas de conveniência poderão atender o público das 6h às 23h. Após, será permitida a tele-entrega. Para a realização de velórios, deverá ser respeitado o limite máximo de presença de público de 60% da capacidade de acordo com PPCI. O transporte coletivo passa a ser permitido com 100% da capacidade do veículo, no entanto, sem passageiros de pé.

Os salões de beleza e barbearias poderão funcionar das 6h às 22h. A prática esportiva em quadras e campos de futebol passa a ser permitida até às 23 horas, com a ocupação máxima de 12 participantes para Futsal e Voleibol, 16 participantes para futebol Society, e 26 participantes para futebol de campo. Também estão permitidos jogos de bochas e cartas com, no máximo, 6 jogadores por partida, até às 24 horas. Reuniões, assembleias, seminários e treinamentos serão permitidos com ocupação máxima de pessoas ao mesmo tempo, estipulado em 60% da capacidade do local respeitando o PPCI. Fica autorizado o retorno de Projetos Assistenciais, grupos de convivência e vínculos, oficinas de turno inverso às aulas e oficinas do CRAS, porém não será permitida a integração entre diferentes grupos.

As competições esportivas serão permitidas apenas para profissionais, e sem público. Fica proibida a permanência de pessoas e colocação de cadeiras em parques, praças, calçadas, passeios públicos, faixas de areia dos rios, sendo permitida somente atividade física individual nestes locais. Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, o prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, destacou que as decisões foram tomadas pelos prefeitos da região 27 que participaram da reunião. Ele alertou que, apesar destas novas flexibilizações, será necessário observar uma série de cuidados para evitar a propagação do coronavírus. Esses cuidados constam no decreto oficial que deverá ser publicado ainda hoje, e as novas medidas passam a vigorar logo após a publicação.

Fonte: https://www.radiosobradinho.com.br/municipios-do-centro-serra-flexibilizam-medidas-de-prevencao-a-covid-19/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =