Prefeitos da AMCSERRA definem regras e comércio está autorizado a reabrir as portas

AMCSERRA FAZ ADESÃO AO SISTEMA DE COGESTÃO.
22 de março de 2021
AMCSERRA encaminha ao Estado prioridades da região
28 de abril de 2021

Prefeitos da AMCSERRA definem regras e comércio está autorizado a reabrir as portas

Bares e restaurantes podem manter somente as modalidades pague e leve ou tele-entrega

Os prefeitos da região Centro Serra se reuniram na manhã desta segunda-feira (22) e definiram um decreto comum regulamentando o sistema de cogestão que permite a reabertura do comércio. No encontro ficou acertado que cada município vai emitir seu próprio decreto, porém, todos eles vão seguir as mesmas regras definidas pelos chefes de Executivo da região Centro Serra. Pelo sistema de distanciamento controlado todo o Rio Grande do Sul continua na bandeira preta, porém, com a retomada da Cogestão, os municípios podem adotar os protocolos da bandeira vermelha.

Desta forma, o comércio considerado NÃO essencial fica autorizado a abrir suas portas para o atendimento presencial. O Vice-presidente da AMCSERRA, Marciano Ravanello – prefeito de Arroio do Tigre – falou em nome da entidade após a reunião que terminou pouco antes das 11 horas. Na entrevista às Rádios Sobradinho AM e Jacuí FM, ele disse que o comércio não essencial poderá fazer o atendimento presencial das 5 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Nos sábados e domingos, essas empresas podem atender através do sistema de tele-entrega.

Já o comércio essencial poderá continuar atendendo também aos finais de semana, conforme já vinha ocorrendo. Isso inclui, por exemplo, farmácias, supermercados, lojas de materiais de construção, postos de combustíveis e agropecuárias. Os restaurantes poderão voltar a atender de forma presencial, porém, com restrições, como: número limitado de clientes a 25% da lotação máxima e distanciamento entre as mesas de dois metros.

O horário para este setor é o mesmo dos serviços não essenciais, ou seja, das 5 às 18 horas. Das 18 às 22 horas os bares e restaurantes podem manter somente as modalidades pague e leve ou tele-entrega. Nos finais de semana o atendimento presencial não será permitido, mantendo-se apenas a tele-entrega. Salões de Beleza e Barbearias poderão voltar a atender clientes de forma presencial de segunda a sexta, como no máximo uma pessoa por 8 metros quadrados.

As missas e cultos são permitidos de segundas as sextas com presença máxima de 10% da capacidade do local até 20 horas, ou no máximo com 30 pessoas. Sábados e domingos somente via transmissão on-line. As academias, segundo o prefeito Marciano Ravanello, poderão atender de segundas às sextas feitas das 5 às 20 horas, restrito a uma pessoa a cada 32 metros quadrados, e no máximo dois clientes por profissional de cada estabelecimento. O prefeito fez um apelo, especialmente aos jovens para que não promovam aglomerações ou festas clandestinas, especialmente, nos finais de semana, a fim de evitar que medidas mais rígidas tenham que ser adotadas nas próximas semanas. Marciano Ravanello também pediu empenho das associações comerciais e dos Sindilojas, nesse sentido. Essas entidades participaram da reunião desta manhã.

Com a publicação dos decretos, o comércio que estava há três semanas as portas fechadas está formalmente autorizado a voltar a atender. Alguns lojistas da região já abriram as portas, antes mesmo destas determinações. O decreto poderá ser conferido no site da Rádio Sobradinho ou nos portais daa prefeituras do Centro Serra.

Fonte: https://www.radiosobradinho.com.br/ler-noticia/iu2ei6/prefeitos-da-amcserra-definem-regras-e-comercio-esta-autorizado-a-reabrir-as-postas.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + nove =