Hospitais ainda precisam passar por avaliação de instalações para que o estado libere os procedimentos
Os prefeitos da AMCSERRA estiveram reunidos, nesta quinta-feira, 2, em Cachoeira do Sul, com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, para tratar da regionalização dos partos na região Centro Serra. De acordo com o presidente da entidade, Valdir Rodrigues, prefeito de Segredo, a secretária confirmou a implantação do serviço nos Hospitais São João Evangelista – unidade de Sobradinho, e Santa Rosa de Lima, de Arroio do Tigre.
Falando ao programa Enfoque da Rádio Sobradinho AM, ele lembrou que, no passado, quando a regionalização foi proposta, inicialmente o Centro Serra iria depender de Cachoeira do Sul. No entanto, os gestores municipais passaram a pressionar para que o serviço fosse prestado aqui na região Centro Serra e, com isso, houve um entendimento de que para facilitar o acesso à população, o ideal seria que os partos fossem feitos em Sobradinho e Arroio do Tigre, proposta que acabou sendo aceita pela Secretaria Estadual da Saúde.
Segundo Valdir Rodrigues, no encontro desta quinta-feira, ficou acertado que nos próximos dias haverá uma vistoria nas adequações feitas nos dois hospitais a fim de saber se estão dentro dos padrões exigidos pelo Estado para que, posteriormente, o serviço possa ser implantado.